Regina Sousa homenageia militante contra a violência

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/05/2018, 18h34

A senadora Regina Sousa (PT-PI) homenageou uma das fundadoras do movimento Mães de Maio, Vera Lúcia Gonzaga, que foi encontrada morta na semana passada em sua casa na periferia de Santos, aparentemente por suicídio.

A parlamentar piauiense lembrou que em maio de 2006 mais de quinhentas pessoas foram executadas no Estado de São Paulo em represália aos ataques do grupo criminoso PCC contra agentes policiais. As mães que perderam seus filhos organizaram um movimento, que se reúne na Praça da Sé, na capital paulista.

De acordo com Regina Sousa, Vera Lúcia estava muito deprimida porque nunca se recuperou da perda de sua filha, grávida de nove meses, e do genro na onda de execuções sumárias. Para a senadora, é importante combater a criminalidade, mas também a violência do próprio Estado.

— É um Estado que não dá segurança aos seus policiais, quantos policiais estão morrendo aí, estão sendo assassinados? Um Estado que permite a violência dos autos de resistência, que aquilo é uma autorização para matar, diz que resistiu e mata. Então, isso tudo é responsabilidade do Estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)