Comissão sabatina Alexandre Parola, indicado para a representação brasileira junto à OMC

Da Redação | 08/05/2018, 16h37

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) sabatina na próxima quinta-feira (10) o diplomata Alexandre Parola, indicado pelo governo para a chefia da representação brasileira junto à Organização Mundial do Comércio (OMC). Hoje Parola acumula a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com o cargo de porta-voz da presidência da República. A intenção do governo é que o diplomata assuma o posto em Genebra (onde fica a sede da OMC) a partir de janeiro, após o fim da gestão de Michel Temer. A OMC é presidida pelo diplomata brasileiro Roberto Azevêdo.

Além da sabatina, a CRE poderá ratificar a adoção pelo Brasil das emendas ao regulamento da Agência Multilateral de Garantia para Investimentos (MIGA - na sigla em inglês), que faz parte da estrutura do Banco Mundial. De acordo com o relatório do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) sobre o novo texto, ele deverá possibilitar o aumento de investimentos nas nações em desenvolvimento (PDS 23/2018).

Bezerra detalha que a ampliação de investimentos garantidos pela MIGA permitirá que a agência atue em modalidades bastante usadas hoje em dia, mas ainda não cobertas, como a dívida autônoma. Para ele, as emendas são fundamentais para adaptar a MIGA à nova realidade da indústria de seguros e do mercado financeiro, não comprometendo a capacidade do governo do país que recebe os investimentos de escolher as operações que deseja autorizar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)