Cidinho Santos protesta contra barreiras impostas pela UE à carne de frango brasileira

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/04/2018, 15h43

O senador Cidinho Santos (PR-MT) informou nesta terça-feira (17) em Plenário que esteve na Europa, com o ministro da Agricultura Blairo Maggi, para tratar das dificuldades impostas às exportações brasileiras, especialmente de carnes de aves. Segundo o senador, foram apresentadas garantias da integridade e credibilidade das produções brasileiras.

Cidinho lembrou que mais de dez frigoríficos estão suspensos por investigações feitas ente 2012 e 2016. Mesmo com as punições, o senador acredita que a União Europeia continua dificultando a compra de frango do Brasil porque os pecuaristas europeus não conseguem competir com o produto brasileiro.

— E não é só o frango. A exportação de pescados pra a UE que é importante para estados do Nordeste, e estados do Sul como Santa Catarina estão suspensas também. Estão suspensas por este grupo de dirigentes que não quer que o Brasil venda produtos para lá. Pergunto aqui aos meus colegas senadores do Nordeste: o nosso pescado que temos lá é não é de boa qualidade? Alguém já reclamou da lagosta do Ceará ou do camarão do Rio Grande do Norte? Mas a cúpula de Bruxelas diz que o consumidor europeu não pode escolher — protestou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)