Requião afirma ter esperança e otimismo em relação ao país

Da Redação | 05/04/2018, 12h38

Em pronunciamento nesta quinta-feira (5) no Plenário do Senado, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) afirmou que tem esperança e otimismo em relação ao Brasil.

— A história do povo brasileiro é uma incrível jornada de superação, de teimosia e de coragem diante de tantas adversidades. Mesmo porque, além dos infortúnios e transtornos conjunturais próprios da existência, o nosso povo e o nosso país tiveram como adversários tenazes e implacáveis as classes dominantes, os donos do poder, os donos da mídia e os donos do dinheiro — declarou.

De acordo com o senador, é preciso combinar emoção e razão, como fatores de transformação de um país em crise e de um país das esperanças realizadas: emoção, para levantar a autoestima do povo e engajá-lo em uma verdadeira aventura de desenvolvimento. Para ele, a emoção da brasilidade, do nativismo, dos sentimentos libertários, da solidariedade, do amor ao povo; a razão do planejamento e execução de uma política econômica que signifique, de uma vez por todas, a libertação do país da pobreza, da dependência e do mando de uma classe intelectualmente limitada, politicamente medíocre, socialmente maléfica e economicamente retrógrada.

Segundo Requião, a tentativa de tirar Lula do jogo político se soma a outras iniciativas da elite de manter um projeto de país neoliberal que não deu certo e que retomou, desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, um processo de retirada de direitos da população. Ele assinalou que o país continua em crise, em recessão e sem criação de empregos, mas disse ter esperança de que os brasileiros mudem essa situação nas ruas e nas urnas.

— Declaro minha infinita e absoluta esperança no Brasil e em eu seu povo. E insisto numa verdade que é a verdade da população pobre, trabalhadora e nacionalista do país: eu quero votar para presidente. Quero votar no Lula para presidente do país – disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)