Ricardo Ferraço defende a elaboração de políticas de proteção às mulheres

Da Redação e Da Rádio Senado | 14/03/2018, 16h40

Em discurso nesta quarta-feira (14), o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) pediu soluções definitivas para o feminicídio no Brasil. Ele lembrou que 12 mulheres são assassinadas em média por dia no país, conforme dados oficiais relativos a 2017, e disse que esse número representa um aumento de quase 7% em relação aos dados registrados em 2016.

Dos cerca de 4.200 homicídios dolosos, apenas 533 casos foram classificados como feminicídio, segundo Ferraço. No Espírito Santo, a estatística de uma mulher assassinada a cada três dias é motivo de indignação, disse o senador.

Ao defender a padronização dos registros dos crimes no país, Ricardo Ferraço pediu um debate aprofundado e a elaboração de políticas de proteção às mulheres, especialmente no momento em que o Congresso discute saídas para a insegurança pública.

Ferraço também pediu a votação, em regime de urgência, do PLS 65/2016, apresentado por ele, que estabelece o Ato Nacional dos Direitos das Vítimas de Crimes.

- Há uma tradição em nosso país de construirmos um conjunto de proteções para aqueles que cometem o delito. Mas há uma ausência no marco legal de uma proteção para as vítimas, que são pessoas inocentes, que no dia a dia padecem de uma proteção - afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)