Requião critica intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro

Da Redação | 01/03/2018, 12h56

Em discurso no Plenário, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) criticou nesta quinta-feira (1º) a intervenção federal na segurança pública do estado do Rio de Janeiro. Ele disse ter esperança de que o Exército não atue na repressão à população.

_ Tenho a esperança de que, no fundo da alma, eles se recusem a serem capitães do mato modernos a perseguirem os pobres do nosso país - afirmou.

Requião disse ter expectativa de que o Exército ainda siga os princípios do Clube Militar do Rio de Janeiro, comandado pelo então Marechal Deodoro da Fonseca, antes da proclamação da República e se tornar presidente do Brasil. O senador explicou que, à época, o imperador Dom Pedro II convocou o Exército para perseguir escravos fugitivos, mas o Clube Militar se negou a atender o chamado.

Requião também fez um apelo para que o Exército não contribua com o que ele considera "projeto de espoliação e de destruição do Estado social”, promovido pelo governo federal. O senador criticou a  política de austeridade fiscal em decorrência da Emenda do Teto de Gastos, que limita o aumento de despesas públicas. De acordo com Requião, serão 20 anos sem investimento público em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)