Lídice da Mata pede aprovação do plano de redução da violência contra os jovens

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/02/2018, 17h57

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) defendeu a rápida aprovação do projeto que cria o plano nacional de enfrentamento ao homicídio de jovens. A proposta, resultado do trabalho da CPI do assassinato de jovens, que funcionou no Senado em 2015 e 2016, estabelece algumas metas que podem reverter a situação atual, como informou a senadora.

- Duração de dez anos, cinco metas, redução do índice de homicídios para o padrão de um dígito por cem mil habitantes, redução da letalidade de policiais, redução da vitimização de policiais, aumento da elucidação dos crimes contra a vida para 80 por cento dos casos, e a implementação de políticas públicas afirmativas nas localidades com altas taxas de violência juvenil - enumerou a senadora.

Lídice da Mata lembrou que, apesar de representarem 26% da população, os jovens com idade entre 15 e 29 anos correspondem a 58% das vítimas de homicídios por arma de fogo, acrescentando que a maioria deles são homens, negros e pobres.

A senadora ainda pediu que o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, leve em consideração o produto do trabalho da CPI do assassinato de jovens. Para ela, se isso tivesse sido feito antes, a situação da segurança pública seria outra, não só no Rio de Janeiro, mas em todo o país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)