Vanessa convida para sessão que vai homenagear as 26 deputadas constituintes

Da Redação | 21/02/2018, 18h36

Durante as votações em Plenário, nesta quarta-feira (21), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) convidou os demais senadores para participar da sessão especial do Senado, que ocorrerá em 7 de março, para entrega do Diploma Bertha Lutz. O horário da sessão ainda não está definido.

Lendo o encarte Jornal Senado Mulher do Jornal do Senado, a senadora informou que a solenidade vai entregar o diploma para as 26 deputadas que participaram da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988. As seis deputadas constituintes já falecidas serão homenageadas in memoriam e as outras 20 deverão receber o diploma durante a sessão especial, entre elas as atuais senadoras Rose de Freitas (PMDB-ES), Lídice da Mata (PSB-BA), Lúcia Vânia (PSB-GO) e a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ).

De acordo com Vanessa Grazziotin, quase todas já confirmaram presença no evento.

- Em 1988, no período da Constituinte, nós tínhamos apenas 26 mulheres, mas era uma bancada significativa para a época, lamentavelmente nenhuma mulher senadora. Foram 26 mulheres que, amparadas pelos movimentos sociais, conquistaram e ajudaram a escrever uma constituição que até hoje é conhecida como Constituição Cidadã – disse.

Diploma Bertha Lutz

O Diploma Bertha Lutz premia anualmente pessoas que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões de gênero no Brasil, em qualquer área de atuação. O prêmio é entregue em sessão do Senado exclusivamente convocada para esse fim, durante as atividades do Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Um conselho de senadores composto por um representante de cada partido político com assento no Senado escolhe os agraciados entre os candidatos indicados. O Diploma foi criado em 2001.

Bertha Maria Julia Lutz foi uma bióloga e advogada paulista e é considerada uma das figuras mais significativas do feminismo e da educação no Brasil do século 20. Aprovada em um concurso público para pesquisadora e professora do Museu Nacional no ano de 1919, tornou-se a segunda brasileira a fazer parte do serviço público no Brasil.

Uma das principais bandeiras levantadas por Bertha Lutz era garantir às mulheres o direito de votar e de serem votadas, o que só ocorreria em 1933. Bertha Lutz foi eleita suplente para a Câmara dos Deputados em 1934. Em 1936 assumiu o mandato de deputada, que durou pouco mais de um ano. Ela faleceu em 1976, no Rio de Janeiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)