Sérgio de Castro afirma que o mau exemplo das autoridades é responsável pelo aumento da violência

Da Redação e Da Rádio Senado | 11/12/2017, 18h25

Em pronunciamento nesta segunda-feira (11), o senador Sérgio de Castro (PDT-ES) protestou contra a a vitimização de quem comete um crime e frisou que não é correto dizer que a exclusão social é motivo para o aumento da criminalidade.

O senador citou dados que mostram que, mesmo no maior período de estabilidade e crescimento econômico do país, entre 2005 e 2015, houve aumento de 10,6%  no número de homicídios no país.

Sérgio de Castro atribuiu o crescimento dos índices de violência ao enfraquecimento de instituições responsáveis pela manutenção dos valores morais, como a família, as igrejas e as escolas. E afirmou que o desrespeito à lei, a morosidade do Judiciário e a falta de exemplo das autoridades também são fatores a serem levados em conta quando se analisam as causas da violência no Brasil.

— Em uma sociedade desigual, os menos favorecidos tendem a achar que regras tão injustas não se aplicam a eles e a delinquência aumenta. É inegável e lamentável o impacto que os maus exemplos acarretam — frisou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)