Privatização da Eletrobras vai ser boa para o país, opina Agripino

Da Redação | 14/11/2017, 14h27

O senador José Agripino (DEM-RN) foi à tribuna do Plenário nesta terça-feira (14) para reafirmar apoio à privatização da Eletrobras. Ele afirmou que o Brasil está "carente, falido e necessitado de recursos", e tal iniciativa vai ao encontro do que tem feito o mundo moderno.

— Por razões de ordem pragmática ou prática, sou favorável ao processo de privatização da Eletrobras como forma de a União, que não tem dinheiro para atender às provisões de energia elétrica ou às despesas com educação, saúde, segurança, bem-estar social e habitação, dispor de capital para isso — argumentou.

O senador aproveitou para chamar atenção sobre um problema pelo qual passa o Rio Grande do Norte, que é o maior produtor de energia eólica do Brasil. Segundo o parlamentar, o estado tem dificuldade de expandir sua produção por deficiência de infraestrutura:

— A energia elétrica produzida tem que entrar na linha de transmissão de alta tensão para ser distribuída pelo resto do Brasil. O Rio Grande do Norte tem muita energia e não tem linha de transmissão, porque as linhas existentes estão entupidas, estão completamente ocupadas — afirmou.

Agripino ainda prometeu lutar juntamente com a bancada potiguar para ampliar as redes locais que permitam ao estado continuar expandindo sua produção. Ele previu que, em poucos anos,  os ventos que chegam ao Rio Grande do Norte vão produzir energia equivalente a uma Itaipu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)