Ângela Portela protesta contra aumento de tarifa de energia em Roraima

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/11/2017, 16h06

A senadora Ângela Portela (PDT-RR) criticou nesta quarta-feira (8) o aumento da tarifa de energia elétrica em Roraima. Para os consumidores residenciais, o índice de reajuste foi de 35,3%. Já os de alta tensão, disse a senadora, amargam um aumento de 35,9%.

Ângela Portela afirmou que o reajuste em índices superiores ao da inflação é defendido pelo governo federal, que argumenta que a medida é necessária para reequilibrar as contas das concessionárias com o objetivo de atrair interessados em nelas investir.

— Em outras palavras, caberia aos usuários de Roraima sacrificarem-se para arcar com o ônus de uma privatização que sequer desejam. Imagina o que representa para o morador do nosso estado receber de um momento para outro uma conta de luz com um acréscimo de 40%? É algo capaz de desorganizar o orçamento doméstico de qualquer um. Impacto dessa ordem constitui ameaça para toda a economia de Roraima.

Ângela Portela salientou que os consumidores de Roraima já sofrem com um serviço de baixa qualidade, por causa do isolamento do estado em relação ao sistema elétrico nacional, fazendo com que a energia fornecida seja oriunda de termelétricas ou da Venezuela.

A senadora afirmou ainda existir um motivo para a falta de interesse do governo em interligar Roraima ao sistema elétrico nacional. Segundo ela, a demora na conclusão do Linhão de Tucuruí decorre da rentabilidade que o grupo que comanda as termelétricas no estado tem na compra de combustível que movimenta essas usinas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)