Comissão realiza audiência pública sobre a fuga de capital humano do Brasil

Da Redação | 23/10/2017, 08h14

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza, na quarta-feira (25), a partir das 8h30, audiência pública para debater a fuga de capital humano do Brasil e oportunidades de “circulação de cérebros”.

Foram convidados para o debate, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges; o diretor-presidente da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec), Roberto Nicolsky; o diretor-geral do Projeto I-2030: Motivação, Evolução e Perspectivas, Tadao Takahashi e a assessora da presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) Denise Neddermeyer.

A expressão “fuga de cérebros” (brain drain) faz referência à situação de profissionais especializados, dotados de um alto grau de conhecimento, que emigram de seus países de origem para países que lhes ofereçam mais recursos financeiros e tecnológicos. A fuga de cérebros pode ser estancada com o fornecimento de conhecimento científico para a sociedade, dando a esses profissionais oportunidades em suas carreiras.

O debate foi solicitado pelos senadores Cristovam Buarque (PPS-DF) e Valdir Raupp (PMDB-RO). A audiência é aberta à participação da sociedade por meio dos canais de interatividade do Senado: Portal e-Cidadania e Alô Senado (0800612211).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)