Capiberibe critica uso da Força Nacional para retirar indígenas de hidrelétrica

Da Redação | 18/10/2017, 19h12

O senador João Capiberibe (PSB-AP) criticou, nesta quarta-feira (18), a decisão do governo de utilizar a Força Nacional para desalojar os indígenas que estão ocupando, desde o mês de julho, as obras de construção da hidrelétrica de São Manoel, na fronteira do Pará e do Mato Grosso. O Ministério da Justiça autorizou, nesta terça-feira (17), o emprego da Força Nacional para garantir a continuidade da obra da usina hidrelétrica. Os militares podem permanecer na região até o dia 31 de dezembro.

Capiberibe disse que o governo deveria ter dialogado para mitigar os impactos provocados por uma obra gigantesca como a da hidrelétrica e não partir para o uso da Força Nacional. O senador alertou que a medida pode terminar em uma tragédia.

- Qualquer tragédia que aconteça, qualquer pessoa assassinada nesse processo de despejo, a responsabilidade será de Michel Temer, será do seu governo, inteira, porque o alerta está sendo feito aqui nesta Casa, e algumas medidas terão que ser tomadas por nós para impedir que os indígenas sejam massacrados na hora da remoção da hidrelétrica de São Manoel - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)