Eduardo Lopes mostra preocupação com o aumento do crime organizado no país

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/10/2017, 18h11

O aumento da violência no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, foi tema de pronunciamento do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) nesta terça-feira (3). Ele relatou que a competição entre facções criminosas rivais já ultrapassou o âmbito das grandes cidades, ocorrendo também em pequenos municípios.

Eduardo Lopes lembrou que a interiorização do consumo de drogas como o crack tem resultado em crimes como a prostituição e a extorsão, que caracterizam a formação de quadrilhas. Além disso, na opinião do senador, a logística das redes de distribuição de drogas no país tem alcançado profissionalismo "assustador".

Ao citar a violência registrada na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, nos últimos dias, Lopes afirmou que o governo precisa reconhecer que não consegue mais lidar com o patamar de organização que o crime alcançou no Brasil.

— O certo é que, nessa recente guerra, presenciamos o sequestro da paz social pelo tráfico. Um gabinete de crise acabou sendo montado depois da crise já estar instalada. Medidas paliativas para velhos problemas! E assim tocamos a política da segurança pública no estado do Rio de Janeiro. Decididamente, não dá mais! — frisou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)