Ana Amélia se manifesta contra o antissemitismo e lembra o Dia do Gaúcho

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/09/2017, 19h02

Ao registrar o início das comemorações do ano novo judaico, a senadora Ana Amélia (PP-RS) mencionou nesta terça-feira (20) o artigo do presidente da Confederação Israelita do Brasil, Fernando Lottenberg, que pede reforço no combate ao antissemitismo.

No texto citado pela senadora, Lottenberg manifesta preocupação com o aumento do ódio aos judeus e com o uso das redes sociais para propaganda antijudaica. E sugere que o Brasil acompanhe o esforço internacional das empresas de internet que procuram bloquear discursos ofensivos.

Gaúchos

Ana Amélia também assinalou a comemoração do Dia do Gaúcho, lembrando que a Revolução Farroupilha (1835-1845) foi um questionamento do Rio Grande do Sul ao centralismo do império. Para a senadora, a questão continua atual num cenário de crise federativa e falência de estados e municípios, e torna-se urgente promover uma reforma do Pacto Federativo.

— A Revolução Farroupilha pode ser sintetizada no que diz a sua bandeira: liberdade, igualdade, humanidade. Princípios que devem prevalecer nas nossas relações — disse a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)