Sessão do Congresso celebrará os 45 anos da Associação dos Juízes Federais do Brasil

Da Redação | 14/09/2017, 15h30

Os 45 anos da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) serão lembrados em sessão solene do Congresso Nacional na próxima segunda-feira (18) às 10h, no Plenário do Senado. A Ajufe é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que agrega os magistrados da Justiça Federal.

A associação foi fundada em 20 de setembro de 1972 em Fortaleza (CE) por iniciativa do juiz federal Jesus da Costa Lima, eleito o primeiro presidente da entidade. Entre os objetivos da Ajufe estão o fortalecimento do Poder Judiciário e a luta pelo aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito e do pleno cumprimento dos direitos humanos.

A defesa dos interesses da categoria junto a quaisquer órgãos ou entidades públicas ou privadas também é uma das funções da Ajufe. A associação congrega todos os magistrados federais de primeiro e segundo graus, bem como os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Para compor a Mesa da sessão solene, foram convidados o presidente da Ajufe, Roberto Veloso; o ministro do STF Dias Toffoli; e os ministros do STJ Gurgel de Faria e Reynaldo Soares da Fonseca. Os autores do requerimento de realização da solenidade, senador Elmano Férrer (PMDB-PI) e o deputado Paes Landim (PTB-PI), ambos formados em Direito, também devem compor a Mesa da solenidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)