Audiência pública debaterá modelo de pesquisas eleitorais no Brasil

Da Redação | 21/08/2017, 15h35

O modelo das pesquisas eleitorais encomendadas será tema de audiência pública da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) nesta quarta-feira (23). Representantes dos principais institutos de pesquisas eleitorais foram convidados para o debate. A iniciativa da discussão foi do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO).

As pesquisas eleitorais são geralmente encomendadas por veículos de comunicação ou entidades representativas. Os institutos pesquisadores contam com auxílio de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para a realização das consultas eleitorais, os institutos de estudo de opinião pública trabalham com amostras representativas da população, geralmente acima de 2 mil pessoas. As características de quem responde as pesquisas seguem critérios que variam de acordo com o instituto responsável pelo levantamento. As análises podem ser feitas segundo, por exemplo, perfis selecionados ou cotas presenciais.

Mudanças nas regras eleitorais

O debate sobre como são realizadas as pesquisas em períodos eletivos acontece no mesmo momento em que a Câmara dos Deputados analisa alterações nas regras eleitorais, que já podem valer para as eleições de 2018. A reforma política (PEC 77/2003) está prevista para ser votada no Plenário da Câmara ainda nesta terça-feira (22).

Para participar da audiência foram convidados Mauro Paulino, diretor do Datafolha Instituto de Pesquisas; Márcia Cavallari Nunes, presidente-executiva do IBOPE Inteligência; Antônio Lorenzo Martinez, diretor do Serpes Pesquisa de Opinião e Mercado; Ricardo Caldas, professor e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB); Luiz Carlos da Rocha, presidente do Conselho Federal de Estatística; e Thiago Rosa, presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (TO).

A audiência, que será interativa, está marcada para às 9h, na sala 6 da Ala Alexandre Costa, no Anexo 2 do Senado. Os interessados podem enviar comentários ou perguntas pelo Portal e-Cidadania (www12.senado.leg.br/ecidadania) ou pelo telefone do Alô Senado (0800 61 2211).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)