Comissão pedirá informações sobre atuação de empresas de auditoria externa na Petrobras

Sergio Vieira | 07/06/2017, 14h17

A Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) aprovou nesta quarta-feira (7) requerimentos de informações à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) referentes à atuação de empresas estrangeiras de auditoria externa no Brasil, principalmente no que se refere a avaliações sobre a Petrobras. O pedido é do presidente da comissão, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO).

Durante a reunião, Ataídes comentou que a Petrobras aceitou pagar US$ 2,7 bilhões a acionistas norte-americanos, num acordo com a Justiça daquele país referente a indenizações por prejuízos causados pela corrupção, assim que as primeiras revelações da operação Lava Jato começaram a vir à tona. O senador lembra que empresas como a Price Waterhouse & Coopers avalizaram a gestão da estatal durante anos, antes dos escândalos serem divulgados.

- Avalizavam em seus balanços que a empresa era totalmente viável e com as contas todas regulares - disse Ataídes, citando ainda a KPMG como uma empresa que no seu entender também poderia ser "suspeita de irregularidades".

TCU

No requerimento ao TCU, será solicitado o envio de toda a documentação referente à fiscalização, além das medidas adotadas pelo tribunal nos últimos cinco anos, relativas a auditorias da KPMG e da Pricewaterhouse & Coopers em empresas públicas e privadas de capital aberto.

- A prática generalizada de superfaturamento de contratos na Petrobras também colocou o trabalho dessas firmas sob os holofotes, questionando sua capacidade de identificar fraudes. Era possível a identificação da corrupção, ou as auditorias de fato falharam? - questionou ainda o senador.

No que se refere à CVM e ao Coaf, Ataídes também quer saber se as autarquias chegaram a abrir algum processo nos últimos cinco anos para investigar eventuais falhas das empresas contratadas pela Petrobras.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)