Ana Amélia pede ação do governo federal no caso das cheias no Rio Grande do Sul

Da Redação e Da Rádio Senado | 05/06/2017, 17h17

A senadora Ana Amélia (PP-RS) lamentou os estragos provocados pelas fortes chuvas que atingem o seu estado e a Região Nordeste do país. No Rio Grande do Sul, disse a senadora, as chuvas ocasionaram danos em 125 municípios e deixaram 5 mil pessoas desabrigadas.

Ana Amélia informou que já solicitou ao ministro da integração nacional, Helder Barbalho, uma audiência com o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul e com autoridades municipais para tratar da liberação emergencial dos recursos da defesa civil para atender as cidades atingidas.

A senadora disse que a situação, que já é grave, tende a se tornar mais séria, uma vez que a previsão da meteorologia é de que pelo menos até meados deste mês as chuvas continuarão muito intensas no Rio Grande do Sul.

Carga tributária

Ana Amélia citou estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário que revela que, neste ano, o valor de toda a arrecadação do país em tributos equivalerá à renda relativa a 153 dias de trabalho de cada um dos brasileiros.

No mesmo estudo, foi contabilizado o custo da corrupção no país: ele corresponde a 29 dias de trabalho dos brasileiros, o que mostra que muito dinheiro deixou de ser aplicado em setores como educação, saúde e segurança, lamentou a senadora.

Por isso, Ana Amélia saudou campanha do Fecomércio do Rio Grande do Sul pela boa aplicação do dinheiro arrecadado dos contribuintes, com o objetivo de fazer com que as pessoas saibam onde estão sendo empregados os valores que elas pagam de impostos.

- Nós pagamos muito imposto, mas ainda temos que ter um plano de saúde. Também nós não podemos contar com a segurança, porque é deficitária e aí nós contratamos uma segurança privada. Nas escolas, não tendo vaga no setor público, aí os pais botam os filhos em escolas particulares - disse a senadora.

Estados Unidos

Ana Amélia ainda também comemorou o anúncio da abertura, nesta semana, do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, para facilitar o atendimento de pedidos de visto dos moradores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Ana Amélia disse que os cidadãos do sul do país que desejavam solicitar vistos de entrada nos Estados Unidos ou que precisavam tratar de outras questões no consulado americano tinha que se deslocar até São Paulo ou Brasília.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)