Sessão especial lembrará a Revolução Pernambucana, que completa 200 anos

Da Redação | 05/05/2017, 10h00

O Senado terá sessão especial nesta segunda-feira (8), às 11h, em comemoração aos 200 anos da Revolução Pernambucana. A iniciativa é do senador Humberto Costa (PT-PE). A revolução lutou pela independência e pela república, em pleno período colonial.

Foram convidados para participar da sessão o escritor e jornalista Paulo Santos de Oliveira; o historiador e professor Flavio José Gomes Cabral; o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, George Félix Cabral de Souza; o doutor e historiador José Luiz Mota Menezes; o historiador, advogado e consultor do Instituto Brennand em Pernambuco, Leonardo Antonio Dantas da Silva; o escritor, professor e doutor em Direito Vamireh Chacon; e o historiador e professor na Universidade Federal de Minas Gerais Luiz Carlos Villalta.

Revolução

A revolta ocorreu em março de 1817 em Pernambuco, então chamado de Capitania de Pernambuco. O objetivo principal era conquistar a independência do Brasil em relação a Portugal com a implantação de um regime republicano.

A revolução iniciou-se com a ocupação de Recife, onde um governo provisório foi organizado. Uma assembleia constituinte chegou a ser convocada, em que ficou definida a separação entre Legislativo, Executivo e Judiciário.

As motivações da revolução foram principalmente a insatisfação popular com a chegada da corte portuguesa ao Brasil, desde o ano de 1808; os impostos e tributos criados a partir da chegada da corte; a crise econômica que abatia a região, atingindo, principalmente, as camadas mais pobres da população pernambucana; e a influência da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos. A rebelião sucumbiu ante a ação militar do governo imperial, que levou à condenação dos líderes revolucionários.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)