Alvaro Dias critica possível 'anistia' para caixa dois eleitoral

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/11/2016, 16h22

Em pronunciamento nesta quinta-feira (24), o senador Alvaro Dias (PV-PR), lamentou as articulações políticas para anistiar quem se beneficiou de caixa dois eleitoral, especialmente agora, na iminência de homologação da delação premiada de diretores da construtora Odebrecht.

Essa manobra, segundo o senador, vem ocorrendo durante a análise do pacote de combate à corrupção, proposto pelo Ministério Público, que se encontra em discussão no Plenário da Câmara dos Deputados.

Alvaro Dias também lembrou que o Código Eleitoral tipifica a prática de caixa dois, o que derruba a tese dos que não o consideram um crime. Além disso, afirmou que, para haver anistia, é preciso que isso esteja expressamente previsto na legislação.

O senador criticou ainda a pressa com que se quer votar no Senado a proposta que atualiza a lei de abuso de autoridade. Para ele, o momento exige o fortalecimento daqueles que estão à frente da Operação Lava Jato, que investiga empresários e políticos envolvidos em corrupção. Segundo Alvaro, a aprovação de uma proposta como essa poderia enfraquecer e dificultar esse trabalho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)