Vanessa Grazziotin pede saída de Geddel e de membro do Conselho de Ética da Presidência da República

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/11/2016, 17h42

A saída imediata de Geddel Vieira Lima da Secretaria de Governo e a demissão de José Saraiva do Conselho de Ética da Presidência da República foram pedidas nesta quarta-feira (23) pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Ela informou em Plenário que a oposição, depois de fazer uma representação junto ao Ministério Público Federal contra Geddel por tentativa de tráfico de influência, agora exige também a saída de Saraiva.

O conselheiro, que confessou ser amigo do ministro, tentou interferir em seu favor no âmbito do Conselho de Ética, que discutiu a situação de Geddel na segunda-feira. Nesta quarta, Saraiva pediu afastamento da análise do caso do ministro Geddel Vieira Lima, alegando suspeição por ter relações próximas com o ministro.

Na segunda, lembrou Vanessa Grazziotin, quando o Conselho de Ética da Presidência da República se reunia para decidir se abria um processo para investigar Geddel, dos sete conselheiros, cinco votaram pela abertura da investigação, e Saraiva pediu mais tempo para analisar o caso.

Vanessa Grazziotin observou que, naquela ocasião ele já deveria ter se declarado impedido e não ter atrapalhado o processo. A senadora também condenou a conduta dos líderes da base do governo Temer no episódio.

— Líderes da base do governo do presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados assinaram um manifesto de apoio, publicaram uma nota oficial, apoiando o senhor Geddel Vieira Lima. Todos os líderes que até ontem eram aqueles que denunciavam a corrupção, aqueles que exigiam o fim da impunidade — criticou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)