Vanessa Grazziotin condena o fechamento de agências do BB no interior

Da Redação e Da Rádio Senado | 21/11/2016, 20h54

“Não fechem as agências do Banco do Brasil, sobretudo as do interior deste país.” Este foi o apelo feito pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) ao criticar o governo pelo anúncio de que 402 agências do banco serão fechadas em todo país, muitas delas no interior e que outras 379 serão transformadas em postos.

O objetivo é economizar R$ 750 milhões em custeio, mas como lembrou a senadora, o Banco do Brasil não está com problema de caixa. Ao contrário, vem alcançando lucros extraordinários.

- A missão do Banco do Brasil não é apenas uma missão financeira, é acima de tudo uma missão social. Eles não vão fechar as agências lucrativas, mas vão fechar as agências lá do interior e vão transformar aquelas agências em postos que deixarão de ser capazes de resolver uma série de problemas da nossa população - protestou a senadora.

Gedel Vieira lima

Vanessa Grazziotin comunicou que ela e outros senadores e deputados protocolaram uma representação junto ao Ministério Público Federal para que o órgão investigue a denúncia do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero sobre a conduta do ministro da Secretaria de Governo, Gedel Vieira Lima.

O ex-ministro teria pedido a Calero que interviesse no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão subordinado ao Ministério da Cultura, para que fosse dado um parecer favorável à construção de um prédio em Salvador onde Gedel tem um apartamento adquirido na planta.

- Isso é muito mais do que um crime de responsabilidade: isso é um crime de concussão, cuja pena é de dois a 12 anos. então esse ministro tem que ser afastado imediatamente do seu cargo - disse.

O crime de concussão é aquele em que o agente público exige vantagem indevida para si ou para outra pessoa em razão da função.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)