Indicação para diretoria da Anvisa está na pauta da Comissão de Assuntos Sociais

Da Redação | 21/11/2016, 11h26

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) começa a analisar, na quarta-feira (23), a indicação do médico William Dib para o cargo de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dib deverá ocupar a vaga decorrente do término do mandato de Ivo Bucaresky. Na reunião, será lido o relatório do senador João Alberto Souza (PMDB-MA) sobre a indicação.

Após a leitura do relatório, será concedida vista coletiva. A sabatina do indicado e a votação da mensagem (MSF 102/2016) do presidente da República com a indicação serão feitas em outra reunião da comissão.

William Dib formou-se em Medicina em 1972, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu (SP). É pós-graduado em Saúde Pública e Administração Hospitalar e especialização em Cardiologia, ambas obtidas no Hospital do Servidor Público Estadual. Atualmente, ocupa o cargo de conselheiro de Administração, da Empresa de Planejamento do Governo de São Paulo (Emplasa), onde está desde abril de 2015.

Protesista

Os integrantes da CAS devem analisar ainda 10 projetos que constam da pauta da reunião da comissão. Entre eles, está o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 121/2015, do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que regulamenta a profissão de protesista e ortesista ortopédico.

Protesistas são os profissionais que confeccionam órteses, próteses, palmilhas e calçados ortopédicos, de acordo com prescrição de médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional. O protesista ou ortesista também instrui pacientes e cuidadores quanto aos cuidados de higiene, manutenção e uso correto de equipamentos, além de acompanhar e manter registro de todos os dados sobre o aparelho.

Pelo projeto, para o exercício da profissão serão exigidas formação profissional e atualização permanente em relação a novas tecnologias e materiais usados na confecção de próteses e órteses. A matéria recebeu voto favorável do relator, senador Otto Alencar (PSD-BA).

Também está na pauta o PLC 5/2016, que garante às mulheres vítimas de câncer de seio o direito à cirurgia reparadora nas duas mamas, mesmo que o tumor esteja restrito apenas a uma, para garantir a simetria entre elas. A proposta será analisada na forma de substitutivo da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), relatora da matéria.

A reunião da CAS está marcada para às 9h, na sala 9 da Ala Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)