José Aníbal condena protestos ocorridos na Câmara dos Deputados

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/11/2016, 17h15

O senador José Aníbal (PSDB-SP) disse, em pronunciamento nesta quinta-feira (17), que não fazem bem à democracia protestos agressivos que afrontam as instituições, como os que aconteceram na tarde de quarta-feira no plenário da Câmara dos Deputados, onde um grupo de 50 pessoas gritou palavras de ordem depois de invadir à força o espaço.

Ele lembrou que atitudes assim, como as que ocorreram também na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, e em escolas e universidades, não vão ajudar o país a sair da crise.

Segundo José Aníbal, muitas dessas manifestações são em protesto contra a proposta de emenda à Constituição que fixa limite aos gastos públicos e à medida provisória que reformula o ensino médio. Mas, de acordo com o senador, os autores desses protestos não apresentam propostas alternativas e, quanto à MP do ensino médio, lembrou que o governo anterior já tinha um projeto bem semelhante.

— Os extremistas que invadiram o plenário da Câmara deixaram claro o seu desapreço pela democracia. Ao invocar uma improvável intervenção militar e tratar com truculento desrespeito a instituição onde os interesses do povo são representados, desnudaram o caráter autoritário da sua causa — afirmou.

José Aníbal também defendeu o combate aos supersalários e aproveitou para anunciar uma proposta de emenda à Constituição que estabelece que nenhum agente público receberá qualquer valor que ultrapasse o subsídio mensal dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Ficam excluídos desses valores apenas os pagamentos de parcela adicional de férias, 13º salário e ajuda de custo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)