Renan saúda cooperação entre nações e presidência brasileira da CPLP

Da Redação | 31/10/2016, 18h23

O presidente do Senado, Renan Calheiros, participou, nesta segunda-feira (31), da XI Reunião de Chefes de Estado e de Governo da Comissão dos Países da Comunidade da Língua Portuguesa (CPLP), no Palácio do Itamaraty. Durante discurso, Renan disse que o encontro tem um significado muito especial, uma vez que o Brasil assume a presidência do órgão na mesma época em que a Comunidade completa 20 anos.

— Por esta razão, saúdo e louvo a feliz iniciativa do presidente Michel Temer que, em visita à sede da Comunidade, em abril de 2015, anunciou que o Brasil desejava sediar esta Conferência, que hoje aqui celebramos. Desde suas origens, a CPLP despertou grande entusiasmo entre os segmentos mais dinâmicos da sociedade e do meio político brasileiro, em razão dos fortes laços de amizade, cultura e civilização que unem nossos países e nossos povos —disse.

Renan destacou que o patrimônio histórico e cultural da Língua Portuguesa carrega valores humanos, ideais democráticos e objetivos de desenvolvimento, que enfrentam inúmeros desafios na era global.

Bases

Renan Calheiros lembrou que em 1996, em São Luís do Maranhão, o ex-presidente da República e ex-presidente do Senado, José Sarney, lançou as bases da CPLP que hoje o Brasil faz parte. Ele lembrou ainda que Sarney já havia criado o Instituto Internacional da Língua Portuguesa.

— Este é, portanto, o nosso vínculo cultural mais explícito, em torno do qual iriam surgir importantes iniciativas para a normatização, promoção e difusão do português. Em sua vertente diplomática, a missão da CPLP transcende nossos territórios nacionais, confirmando sua vocação universal, integrada por membros de quatro continentes. Sabemos que a Comunidade está representada nas sedes de vários organismos internacionais e em várias capitais do mundo, mediante a coordenação entre os embaixadores e representantes permanentes dos Estados membros sobre os temas mais diversos — apontou Renan.

Sustentabilidade

Outro ponto destacado por Renan Calheiros foi a “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” adotada pela CPLP.

— Esta escolha reflete a nova visão estratégica da CPLP, cuja implementação permitirá aproximar a agenda de trabalho da Comunidade da atual agenda global, fortalecendo, assim, a presença da CPLP, tanto nos Estados membros, quanto junto a outros organismos internacionais. As reuniões da CPLP englobam um número cada vez mais significativo de temas que vão, desde saúde e educação, até projetos conjuntos nos setores de tecnologia e defesa. É justamente este escopo tão amplo, resultado de uma atividade bem-sucedida, que constitui o principal desafio da Organização.

Ao finalizar, o presidente do Senado afirmou crer que a amplitude da plataforma de temas abrangidos pela CPLP exige a mobilização conjunta da vontade política, de modo a pavimentar, de forma segura e democrática, o futuro da organização.

— É nesse espírito alvissareiro que desejo a todos os presentes muito entusiasmo e sucesso no cumprimento dessa valorosa missão — concluiu.

O presidente da República, Michel temer, foi o anfitrião do evento que teve a presença do vice-presidente da Angola, Manuel Domingos Vicente; do presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca; do presidente da Guiné Bissau, José Mario Vaz; do presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo; do presidente de Moçambique, Filipe Nyusi; do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo; do presidente de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa; e do presidente do Timor-Leste, Taur Matan Ruak. O secretário-geral eleito da Organização das Nações Unidas, António Guterres; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ); e o chanceler brasileiro, José Serra, também participaram do encontro.

Com informações da Assessoria da Presidência do Senado Federal

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)