José Medeiros diz que oposição confunde a sociedade com críticas à PEC dos Gastos

Da Redação e Da Rádio Senado | 31/10/2016, 17h39

O senador José Medeiros (PSD-MT) acusou os parlamentares da oposição de confundirem a opinião pública quando criticam a proposta de emenda constitucional que limita os gastos públicos.

Para ele, a ideia central da proposta (PEC 55/2016) é uma só: não gastar mais do que arrecadar e levar em conta apenas a inflação do ano anterior.

Isso não significa, segundo disse, que a educação e a saúde serão prejudicadas, porque o teto de gastos é para o orçamento total da União, o que significa que recursos de outras áreas poderão ser reduzidos para que os da saúde e educação não o sejam.

José Medeiros também rebateu a tese de que o ensino fundamental teria redução de recursos. Ele lembrou que esse setor é de responsabilidade de estados e municípios, não da União.

- Para cada mentira contada contra essas mudanças eu virei aqui dizer dez verdades. Daqui para frente vai ser assim. Vou começar a fazer a sinfonia de uma nota só. Nós precisamos fazer a economia da dona de casa: não gastar mais do que arrecada, não gastar mais do que o salário permite. E acima de tudo lutar por uma educação que faça a criança levantar de manhã cedo e se sentir como alguém que vai descobrir o mundo novo, se sentir motivado - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)