Regina Sousa critica pressa no debate de propostas do governo no Congresso

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/10/2016, 17h53

A senadora Regina Sousa (PT-PI) disse estar preocupada com a pressa com que o governo Michel Temer quer implementar mudanças sem debater com a sociedade o teor do que está sendo proposto. Um dos exemplos apresentados pela senadora foi a aprovação pelo Senado, nesta quarta-feira (19), da medida provisória que vai facilitar a privatização de empresas do setor elétrico.

Para Regina Sousa, entregar ao setor privado o patrimônio público pode dificultar o acesso de pessoas carentes a serviços relevantes, como a energia elétrica. A senadora lembrou ainda que as privatizações da década de 90 não resolveram o problema de infraestrutura do país no serviço de telefonia, e citou como exemplo de insucesso o caso da empresa Oi, que hoje está em recuperação judicial.

A medida provisória de reforma do ensino médio foi outra matéria criticada pela senadora, devido ao curto tempo que o Congresso terá para analisá-la. Para Regina, a proposta permite inclusive que pessoas sem formação deem aulas, o que é prejudicial à qualidade da educação.

Regina Sousa afirmou que as mudanças propostas pelo governo passam a sensação de que o objetivo não é o de melhorar, mas apenas acabar com as marcas deixadas pelos governos Lula e Dilma Rousseff.

— É preciso fazer mais o debate. Parem com as paixões, parem com as agressões, e vamos debater, cada um com seus argumentos, para ver quem é que tem razão. [...] Precisamos ter mais paciência com o debate. Se degbatendo já sai ruim, sem debate sai muito pior — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)