Plínio Valério critica duração da Operação Lesa Pátria

Da Agência Senado | 12/04/2023, 16h52

O senador Plínio Valério (PDB-AM) criticou, em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (12), a Operação Lesa Pátria realizada pela Polícia Federal com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos de vandalismos ocorridos em 8 de janeiro desse ano, em Brasília. O parlamentar condenou o fato da operação ter prazo de um ano e ser totalmente composta por pessoas do governo. Para ele, nada justifica que a investigação leve tanto tempo.

— Por que o governo cria essa operação com o nome Lesa Pátria ao mesmo tempo em que boicota a CPMI [Comissão Parlamentar Mista de Inquérito], a sua instalação e a leitura do requerimento? Só tem uma conclusão lógica: como diria no popular, aí tem. Claro, claro que aí tem! É fugir de uma CPMI que buscará a verdade, [substituindo por] uma operação em que vão plantar e vão dizer o que quiser—protestou.

O senador afirmou que a ideia do PT de pacificar os ânimos e governar para todos os brasileiros foi apenas uma promessa eleitoral. Pois o que se vê atualmente, acrescentou, é a “construção de um aparato político sem referência ao apaziguamento”. Para Plínio, o governo pretende acompanhar o “discurso raivoso e rancoroso” do presidente Lula para combater adversários, além de repetir a polarização ocorrida na última eleição presidencial.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)