Elmano Férrer: má gestão dos recursos hídricos contribui para estiagem em todo o país

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/10/2016, 18h20 - ATUALIZADO EM 20/10/2016, 18h24

“Estamos perdendo a guerra para a seca”, disse nesta quinta-feira (20) o senador Elmano Férrer (PTB-PI), que lamentou que o problema tenha se alastrando por todo o país. Ele cobrou do governo providências de médio e longo prazo para garantir água aos brasileiros.

Para dar uma ideia da gravidade da estiagem, o senador lembrou que o Nordeste sofre com a seca mais prolongada dos últimos 100 anos. Segundo Elmano Férrer, 92% dos municípios do Rio Grande do Norte já decretaram estado de emergência. O maior açude do Ceará, o Castanhão, está com apenas 6% de sua capacidade. E no Piauí, o açude Cajazeiras já secou. Problemas de abastecimento atingem também a Amazônia e a capital do país, Brasília, lembrou o senador.

Elmano Férrer disse que é preciso mais do que liberar recursos para socorrer os municípios afetados. Pois falta buscar as causas da estiagem. Para o senador, é necessário ouvir especialistas, aprender com experiências internacionais, incentivar a participação da iniciativa privada no abastecimento de água e, acima de tudo, adotar ações planejadas.

— Nosso problema não é falta de água. Nosso problema é a má gestão também de nossos recursos hídricos. Portanto, precisamos nos unir em torno de um grande pacto de cooperação nacional e mostrar resultados concretos e soluções definitivas para esse problema,evitando, dessa forma, o completo desabastecimento nas cidades e regiões do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
11h35 Produtor na Amazônia: A Comissão de Agricultura de Reforma Agrária (CRA) aprovou o Projeto de Lei do Senado 376/2017 que dá Incentivos fiscais a produtores rurais da Amazônia Legal. A matéria segue para a Comissão de Meio Ambiente (CMA).
11h27 Incentivo à ovinocaprinocultura: A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou Projeto de Lei da Câmara 107/2018 que institui a Política Nacional de Incentivo à Ovinocaprinocultura. A matéria segue para o Plenário.
10h38 Georreferenciamento rural: A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou projeto (PLC 120/2017) que simplifica o georreferenciamento de imóveis rurais. Matéria vai ao plenário.
Ver todas ›