Blumenau poderá ser a Capital Nacional da Cerveja

Da Redação | 09/09/2016, 12h12

A cidade de Blumenau, no estado de Santa Catarina, passará a ser oficialmente a Capital Nacional da Cerveja, caso o PLC 39/2016 se transforme em lei. Esse projeto está pronto para ser votado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e já recebeu parecer favorável do relator, senador Dalirio Beber (PSDB-SC).

De autoria do deputado federal Décio Lima (PT-SC), o projeto foi aprovado na Câmara em maio e ainda terá de ser votado pelo Plenário do Senado após passar pela comissão. De acordo com o autor, Blumenau produz cerveja desde antes de se transformar em município, em 1880. Já na década de 1980, a cidade criou a Oktoberfest no país, conhecida como Festa da Cerveja, que atrai milhares de turistas do Brasil e do mundo.

O autor afirma na justificação da proposta que a “titulação contribuirá para o desenvolvimento da indústria e da cultura cervejeira e fortalecimento do turismo da região do Vale do Itajaí”.

Segundo o relator no Senado, Blumenau também tem o Museu da Cerveja e o Festival Brasileiro da Cerveja, que inclui o Concurso Brasileiro de Cervejas e a Feira Brasileira da cerveja. Neste ano, acrescenta Dalirio Beber, foi lançada a Rota Turística Vale da Cerveja. Além disso, diz ele, Blumenau ainda tem a Escola Superior de Cerveja e Malte.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)