Ana Amélia é contrária ao projeto que pune abuso de autoridade

Da Redação e Da Rádio Senado | 11/07/2016, 16h21

Em pronunciamento nesta segunda-feira (11), a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que, em vez de o Senado votar o projeto de lei sobre abuso de autoridade, a Câmara dos Deputados deveria votar o pacote de dez medidas contra a corrupção, que teve a assinatura de 2 milhões de eleitores e foi idealizado pelo Ministério Público Federal.

Entre as medidas estão a que protege as fontes de informação, a que criminaliza o enriquecimento ilícito e a que aumenta as penas e classifica como hediondo o crime de corrupção de altos valores.

Já o projeto que trata do abuso de autoridade prevê punição de servidores da administração pública e de integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público e, entre outras coisas, proíbe o uso de algemas. Sobre essa proposta, Ana Amélia afirmou que os juízes consideram existir uma tentativa de intimidação que poderá vir a fragilizar a autoridade policial, criar uma crise institucional e impedir as investigações.

Ela lembrou, ainda, que já existe na legislação punição por abuso de autoridade e acrescentou que, pelo que se tem visto, esse não parece ser o problema do país.

— O Brasil vive um abuso de práticas de corrupção. A operação Lava Jato teve a grande relevância de mostrar à sociedade brasileira que nem tudo está perdido, que não serão só pobres ou ladrões de galinha que irão para a cadeia. Os maiores empreiteiros do país foram para a cadeia graças ao instituto da delação premiada — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)