Conselho de Comunicação debate situação da EBC e decide fazer seminário sobre comunicação pública
Da Redação | 06/06/2016, 18h15
O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional realizará um seminário sobre a comunicação pública no próximo mês de agosto. A decisão foi tomada pelo conselho na tarde desta segunda-feira (6), após um debate sobre a situação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
O conselheiro Davi Emerich havia sugerido uma manifestação do conselho, reconhecendo a EBC como empresa pública e sua vocação para servir o povo brasileiro. A nota também destacaria que a comunicação pública da EBC deve atuar sem sofrer obstáculos, independentemente de governo ou de grupos ideológicos. Emerich se disse preocupado com a EBC como empresa pública e não necessariamente com a troca de comando da empresa. Segundo Emerich, há muitas informações que mostram a ideia “de desmontar” a EBC como empresa pública, para que a empresa seja apenas estatal.
— A EBC, sem sobra de dúvidas, é uma empresa pública muito importante para o Brasil. A dimensão pública não pode se perder — declarou.
A sugestão foi apoiada por Nascimento Silva, que criticou a troca de comando na EBC. Assim que o presidente interino Michel Temer assumiu o governo, no dia 12 de maio, nomeou o jornalista Laerte Rímoli como presidente da empresa. Na última quinta-feira (2), porém, Ricardo Melo reassumiu o cargo com base em uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF). O conselheiro Marcelo Cordeiro disse que a briga do Conselho de Comunicação Social deve ser no sentido de que a EBC seja de fato uma empresa de comunicação pública.
Seminário
O conselheiro Marcelo Antônio Rech, porém, se disse contrário à ideia. Ele argumentou que a manifestação “extrapola as competências do conselho”, já que a EBC é ligada ao Executivo e o Conselho de Comunicação Social é ligado ao Legislativo. Walter Ceneviva concordou com o colega e afirmou que as seguidas trocas de comando da EBC "não têm nada a ver com o governo Temer". Segundo Ceneviva, a crise na EBC é muito maior e o jornalismo praticado na empresa não é plural. Como alternativa, ele propôs a realização de um seminário sobre a comunicação pública.
O presidente do conselho, Miguel Ângelo Cançado, então, colocou em votação as propostas, vencendo a sugestão do seminário. Ele aproveitou para convocar uma nova reunião do Conselho de Comunicação Social para o próximo dia 4 de julho.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: