MP que eleva capital estrangeiro em empresas aéreas será debatida nesta terça

Da Redação | 09/05/2016, 08h13 - ATUALIZADO EM 09/05/2016, 15h08

A Comissão Mista que analisa a MP 714/2016 fará audiência publica nesta terça-feira (10), às 14h30. A medida provisória aumenta a possibilidade de participação estrangeira nas companhias aéreas brasileiras e extingue o Adicional de Tarifa Aeroportuária a partir de 2017.

A MP 714/2016 eleva de 20% para 49% o limite de participação estrangeira no capital com direito a voto das companhias aéreas brasileiras. Possibilita ainda acordos de reciprocidade - entre o Brasil e outro país - para permitir que uma empresa estrangeira adquira controle do capital de uma brasileira (acima de 50% das ações), desde que uma empresa nacional também possa adquirir o controle de uma empresa da outra nação.

O Adicional de Tarifa Aeroportuária, que deverá ser extinto pela MP, é cobrado nas tarifas pagas pelos passageiros e pelas companhias aéreas sobre os procedimentos de pouso e permanência das aeronaves. Destina-se a financiar reformas e expansões de aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e representa um acréscimo de 35,9% no valor das tarifas.

Estão convidados para a audiência representantes da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Comando da Aeronáutica.

A comissão é presidida pelo senador Hélio José (PMDB-DF) e tem como relator o deputado Zé Geraldo (PT-PA). A audiência será na sala 9 da Ala Senador Alexandre Costa e terá recursos de interatividade. Os cidadãos podem participar com comentários ou perguntas pelo Portal e-Cidadania ou pelo Alô Senado (0800 61 22 11).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)