Dia do Trabalhador vai ser homenageado pelo Senado

Da Redação | 29/04/2016, 17h40

O Senado fará sessão especial, na segunda-feira (2), às 11h, para homenagear o Dia Mundial do Trabalhador, originalmente comemorado no dia 1º de maio. O pedido foi feito pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e apoiado por outros parlamentares.

Foram convidados para a sessão o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto; a ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes; a representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Regina Adami; e a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Coordenadora da Marcha das Margaridas, Alessandra Costa Lunas.

Também fazem parte da lista de convidados o procurador geral do Trabalho (MPT), Ronaldo Curado Fleury; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra da Silva Martins Filho; e o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (COBAP), Warley Martins Gonçalles, entre outros.

O Dia Mundial do Trabalhador é comemorado no dia 1º de maio por que nesse dia, em 1886, houve uma grande greve nas fábricas de Chicago, que, na época, já era um grande centro urbano e industrial dos Estados Unidos. Os manifestantes reivindicavam melhores condições de trabalho, pois na época a carga horária de trabalho chegava a 15 ou 18 horas diárias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)