Comissão avalia situação da suinocultura em Santa Catarina

Da Redação | 25/04/2016, 16h47

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) promove na quinta-feira (28) audiência pública interativa para avaliar o cenário atual da suinocultura em Santa Catarina. O debate, que pode ser acompanhado pelo portal e-Cidadania ou pelo Alô, Senado (0800612211), tem início às 8h, na sala 13 da ala senador Alexandre Costa.

Para a audiência pública foram convidados representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), da Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina; da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS); da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC) e da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS).

O debate é uma iniciativa do senador Dário Berger (PMDB-SC). Segundo ele, uma análise da suinocultura, nos últimos anos, mostra que o setor passou por uma crise acentuada em 2012, em que se estima perda de quase 120 mil matrizes. Esse contexto de crise, de acordo com o senador, influenciou a produção entre 2013 e o primeiro semestre de 2014, quando o volume de abates teve queda ainda mais forte.

Santa Catarina é o maior produtor de carne suína do Brasil, totalizando 800 mil toneladas anuais. De acordo com a ACCS, o quilo do suíno vivo é comercializado por aproximadamente R$ 3,20, enquanto o custo de produção está acima dos R$ 4,00.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)