Lasier Martins lembra história do trabalhismo e critica apoio do PDT ao governo Dilma

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/04/2016, 19h28

O senador Lasier Martins (PDT-RS) criticou duramente, nesta quarta-feira (20), o presidente do partido, Carlos Lupi, que apoia o governo de Dilma Rousseff e fechou questão contra o impeachment, prometendo expulsar os parlamentares favoráveis ao afastamento da presidente. É o caso de Lasier, que lembrou a história e os grandes nomes do PDT.

Para o senador, o Partido Democrático Trabalhista, que tem origem na liderança de Leonel Brizola (1922-2004), se afastou do trabalhismo, que deveria orientar suas ações, e do exemplo de seu seu fundador. Em vez de defender as ideias, as propostas e iniciativas que orientaram o partido em sua criação, o PDT está atuando de forma secundária, disse Lasier. O senador lembrou que, no início do primeiro mandato presidencial de Lula, Leonel Brizola já apontava seus erros, afastando-se da base de apoio do governo.

— Em vez de ser um partido independente e altivo, o PDT se tornou um partido secundário, satélite dos outros, amarrado, servil, no caso de hoje, ao PT. E um partido fisiológico a um governo que fracassou, que levou a economia nacional ao caos, que faz proliferar o desemprego em todo o país — criticou Lasier, que voltou a pedir que Lupi renuncie à presidência do partido.

Na visão do senador, os trabalhistas devem buscar o equilíbrio entre capitalismo e o socialismo, oferecendo à sociedade uma terceira via. Para Lasier, é preciso entender os benefícios de iniciativas que signifiquem um Estado menor e mais eficiente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)