Paulo Paim defende antecipação das eleições presidenciais

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/04/2016, 15h38

Em pronunciamento nesta terça-feira (19), o senador Paulo Paim (PT-RS) pediu apoio de toda a sociedade para uma proposta de emenda à Constituição que anteciparia para 2 de outubro deste ano a eleição para presidente e vice-presidente da República. Paim está coletando assinaturas de apoio à proposta entre os senadores.

Paim reconheceu que a presidente da República, Dilma Rousseff, não tem o apoio popular. No entanto, também acredita que o povo não quer que Michel Temer assuma a presidência da República nem que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, passe a ter o direito de assumir a Presidência durante os afastamentos de Temer.

Segundo Paim, a antecipação das eleições resolveria o impasse que existe hoje na sociedade e permitiria, inclusive, a solução dos problemas na economia, com a retomada do crescimento.

— Por que não fazer essa conciliação, por que não deixar que a voz das ruas repercuta dentro do Congresso? Nós aprovaríamos uma emenda constitucional, mediante um grande entendimento, e iríamos para as eleições. Teríamos nesse período, mediante um acordo, um governo de transição que iria assegurar, com certeza absoluta, que no dia 2 de outubro, o Brasil falaria. E falaria por quem? Falaria pelo seu povo — afirmou.

Paulo Paim lembrou também que o tempo muito longo para a análise do mérito do impeachment — cerca de seis meses, caso o Senado confirme a decisão da Câmara — pode piorar ainda mais o cenário atual de divisão da sociedade brasileira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)