Garantia de orientação vocacional para alunos do ensino fundamental segue para Câmara

Da Redação | 14/04/2016, 12h46

O Plenário concluiu a votação do Projeto de Lei do Senado (PLS 426/2015) que institui a oferta de serviço de orientação profissional para alunos do ensino fundamental. O projeto havia sido aprovado na quarta-feira (13) em primeiro turno e passou nesta quinta-feira (14) pelo turno suplementar de análise. A proposta segue agora para a Câmara dos Deputados.

A ideia da proposta, que foi sugerida por estudantes de ensino médio participantes do programa Jovem Senador, é ajudar os alunos na escolha entre os cursos técnicos oferecidos no ensino médio e, ainda, na escolha de um eventual curso superior.

Terão direito ao serviço de orientação profissional especializada estudantes da rede pública e bolsistas integrais da rede privada, a partir do último ano do ensino fundamental. A proposta original previa orientação profissional somente a partir do segundo ano do ensino médio. O relator do projeto na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Donizeti Nogueira (PT-TO), lembrou que a profissionalização no Brasil já começa no ensino médio, razão pela qual ele alterou o PLS e estabeleceu que essa orientação começasse no último ano do ensino fundamental.

De acordo com Donizeti, a orientação é relevante “na medida em que permite economia de recursos, seja evitando o desperdício do investimento em formação, seja contribuindo para o aumento de produtividade".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)