Capiberibe propõe referendo para revogar mandato de presidente e vice

Da Redação | 07/04/2016, 12h44

O senador João Capiberibe (PSB-AP) anunciou em Plenário, nesta quinta-feira (7), a apresentação de uma proposta de revogação dos mandatos de presidente e vice-presidente da República mediante referendo. O parlamentar disse ter sugerido ao presidente do Senado, Renan Calheiros, a constituição de uma comissão especial para analisar a sua proposta (PEC 16/2016) e outras em tramitação na Casa com propósito semelhante.

Capiberibe previu que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff será traumático diante de qualquer resultado - afastamento ou não da chefe do governo - pelo sectarismo que impera no país. Para o senador, quando o esgarçamento da sociedade chega ao nível atual, só há duas possibilidades: o confronto ou o pacto.

De acordo com o parlamentar, cabe aos representantes políticos, mesmo diante do desgaste enfrentado, promover o reencontro com a sociedade. Para ele, a proposta que permite a revogação de mandato pode ser um instrumento de debate e negociação política com esse objetivo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)