Vanessa: 'impeachment sem crime de responsabilidade é golpe'

Da Redação e Da TV Senado | 06/04/2016, 16h05

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que impeachment sem crime de responsabilidade que o fundamente é golpe.

E é isso o que está em curso no Brasil hoje, disse ela, ao lembrar que os ex-presidentes da República Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva também fizeram uso das chamadas pedaladas fiscais sem que isso tivesse sido usado para afastá-los do cargo.

No entanto, os oposicionistas agora se aproveitam de um momento de dificuldade da economia do país e de baixa popularidade da presidente da República, Dilma Rousseff, para chegar ao poder, denunciou Vanessa.

— Não pode mudar a regra do jogo no meio do jogo. Não pode uma mesma ação utilizada pela presidente Dilma, que já foi utilizada pelo ex-presidente Lula e pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para eles isso não ter sido considerado crime de responsabilidade e, para ela, considerar crime de responsabilidade. Então veja: o impeachment não é golpe. Agora impeachment sem crime, isto sim é golpe”.

Vanessa Grazziotin lembrou que a crise política aprofunda as dificuldades econômicas as quais o país atravessa.

Ela, no entanto, lembrou que as dificuldades econômicas não são exclusividade do Brasil e atingem também países que formam o bloco Brics, composto por Rússia, Índia, China e África do Sul, além do próprio Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)