SUS poderá ter que disponibilizar unidades móveis com mamógrafos nas áreas isoladas

Da Redação | 30/03/2016, 12h30

O Sistema Único de Saúde (SUS) deverá disponibilizar unidades móveis com mamógrafo e profissionais de saúde nas comunidades isoladas, de forma a garantir acesso à mamografia. Esse é o objetivo do PLS 584/2015, aprovado nesta quarta-feira (30) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O projeto inclui a exigência na Lei 11.664/2008, com o objetivo de garantir o cumprimento de uma diretriz da mesma norma: que o SUS ofereça o exame a todas as mulheres a partir dos 40 anos.

Apesar do aumento da oferta da mamografia nos últimos anos, a senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) afirma que "persiste a necessidade de desenvolver ações específicas para mulheres moradoras de áreas geográficas de difícil acesso".

O relator, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), recomendou a aprovação do projeto de Lúcia Vânia. A proposta, conforme o parlamentar, apresenta uma "solução específica e adequada" ao caso das pessoas que moram em áreas de difícil acesso, onde os indicadores de saúde costumam ser piores.

Moka também ressaltou que "o câncer de mama é aquele que mais mata mulheres no Brasil, sendo responsável por cerca de 15% dos óbitos femininos por neoplasias malignas". Por isso, ele acredita que as estratégias de detecção precoce da doença devem ser intensificadas.

O projeto foi aprovado em caráter terminativo e, se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)