José Agripino avalia que impeachment é melhor saída para as crises política e econômica

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/03/2016, 19h26

O senador José Agripino (DEM-RN) alertou para os graves problemas econômicos do país e o perigo do “esgarçamento” do tecido social, frisando que o impeachment da presidente Dilma Rousseff é o único caminho para a salvação nacional. Agripino prevê, porém, que um eventual governo de Michel Temer enfrentará grandes dificuldades e a classe política terá o dever de deixar o futuro presidente à vontade para formar seu governo com as “melhores cabeças”.

— Haverá problemas em todas as pastas. Haverá necessidade de competência de ministros e capacidade dos ministros de exercer interlocução com a sociedade, com os diversos segmentos da sociedade, para que o governo seja entendido. Nos espera uma quadra dificílima. Que ninguém espere que, para construir esse omelete, não se tenha que se quebrar alguns ovos.

O senador potiguar comparou a crise econômica de hoje com as circunstâncias do congelamento da poupança promovido por Fernando Collor em 1990, e manifestou temor de que o governo Dilma possa impor algum tipo de “calote” na dívida na tentativa de equilibrar as finanças. Agripino chamou atenção para a retração nos investimentos, o desemprego em alta e o declínio do produto interno bruto, males agravados pela incapacidade do governo de promover o equilíbrio fiscal necessário para planejar o futuro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)