João Capiberibe avalia que líderes políticos têm que encontrar saída para a crise

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/03/2016, 15h48

O senador João Capiberibe (PSB-AP) alertou que a classe política deveria buscar uma saída negociada que promova a conciliação da sociedade e permita ao país voltar a ter paz e superar as dificuldades atuais. Ele disse estar preocupado com a polarização e os conflitos decorrentes do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Capiberibe disse que o processo de impeachment pode ser longo e advertiu que isso seria ruim para o país. Inclusive, comentou que, segundo o jornalista Fernando Rodrigues, se todos os prazos legais forem  respeitado e usados até o limite, o julgamento da presidente só estaria concluído na segunda quinzena de outubro.

João Capiberibe explicou que, se o pedido chegar ao Senado, o que poderia ocorrer no final de abril, o país ficaria até outubro com um presidente interino e a presidente afastada. Prevendo que isso seria o pior para o país, o senador, afirmou que existem, sim, alternativas para uma solução negociada para essa crise vivida pelo Brasil.

— É hora de construirmos  essa saída. Uma saída honrosa. Não para a presidente da República, nem para o vice-presidente. Uma saída honrosa para os líderes políticos desse país. A saída quem tem que dar são os líderes políticos num acordo amplo. Tem sim alternativas. Estamos estudando. Alguns juristas estão estudando. Um plebiscito pode ser uma via que possa reconciliar a sociedade brasileira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)