Alvaro Dias questiona nome de Lula como ministro no Diário Oficial da União

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/03/2016, 16h35

O senador Alvaro Dias (PV-PR) disse nesta terça-feira (22) que o governo federal precisa explicar por que o nome do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva aparece como ministro-chefe da Casa Civil no Diário Oficial desta terça-feira.

Diante da decisão do Supremo Tribunal Federal que suspende a nomeação de Lula, o senador qualificou de afronta ao STF o fato de o Diário Oficial tratar o ex-presidente como ministro e inscrever o nome dele logo abaixo do nome da presidente Dilma Rousseff. Lula, sob investigação na Operação Lava-Jato, teve a posse impedida em liminar no STF por ter sido nomeado, supostamente, para obstruir a Justiça.

— O governo da presidente Dilma está afrontando decisões do STF? O ex-presidente Lula está atuando já como ministro-chefe da Casa Civil? Suas despesas de deslocamento de São Paulo-Brasil e hospedagem em Brasília estão sendo já pagas com o dinheiro público? Enfim, este é o questionamento e nós esperamos que urgentemente o governo possa nos esclarecer a respeito dessa publicação no Diário Oficial da União — afirmou o senador em Plenário.

Comentando em aparte o questionamento de Alvaro Dias, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que "afronta" é a decisão do ministro Gilmar Mendes mantendo a suspensão da posse do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Em sua opinião, a separação dos Poderes não está sendo respeitada pelo Judiciário, que está interferindo no Executivo para impedir a presidente da República de nomear um ministro para seu governo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)