Jornal do Senado chega à 80ª edição em braile

Da Redação | 14/03/2016, 10h04

O Senado publicará neste mês a 80ª edição da versão em braile do Jornal do Senado. Distribuída gratuitamente a entidades voltadas aos deficientes visuais e bibliotecas — inclusive de Portugal — que tenham cegos como leitores, a publicação é um resumo das matérias e reportagens sobre os assuntos mais relevantes da atividade legislativa do mês anterior. Não há nenhum custo de envio pelos Correios, que não cobram a postagem por ser uma publicação em braile.

A proximidade das informações com a realidade dos leitores é o principal critério para escolha das matérias. Por isso, ganham destaque temas que tratam dos direitos das pessoas com deficiência, explicou o diretor-adjunto da Secretaria Agência e Jornal do Senado, Flávio Faria.

Nós tentamos equacionar o interesse deles com os acontecimentos mais relevantes, com base no que é publicado no jornal, visto que não temos condições de publicar em braile um jornal diário ou semanal, devido ao processo de produção ser demorado — disse.

Segunda edição

A Fundação Dorina Nowill, localizada na cidade de São Paulo, é uma das 160 instituições que recebem mensalmente a versão em braile do jornal. Na biblioteca da entidade, a publicação fica exposta na recepção, disponível para os mais de 1,5 mil cegos que frequentam o local.

A coordenadora da biblioteca, Renata Lopes, relata que, além do Jornal do Senado, há somente mais uma publicação em braile com notícias factuais.

— Nós lutamos para que as pessoas com deficiência tenham acesso à leitura, cultura e lazer, a fim de gozar da vida plena. Então o Jornal do Senado em braile contribui de uma forma inclusiva muito bacana, já que a informação deveria ser igual para todos — disse a coordenadora.

No primeiro dia útil do mês, a edição em braile começa a ser montada. São selecionadas entre 25 e 30 reportagens, entre as notícias publicadas na versão diária do Jornal do Senado, que passam por uma segunda edição. O material é então enviado ao Serviço de Impressão em Braile, da Secretaria de Editoração e Publicações (a gráfica do Senado), onde é transcrito para o braile com o auxílio do software Braile Fácil.

Posteriormente, é preciso adequar o texto às normas de linguagem impressa em alto relevo, segundo a chefe do Serviço de Impressão em Braile, Marinete Brito.

— A primeira impressão em alto relevo passa por uma revisão, feita pelos nossos colaboradores cegos. Após alguma correção, toda a tiragem é impressa — explicou Marinete.

Todo o processo leva entre cinco e sete dias.

História

A versão em braile do Jornal do Senado nasceu em 2009. Com o tempo, o produto foi se aperfeiçoando conforme a necessidade do público leitor, de acordo com Flávio Faria.

Em 2012, um leitor deficiente visual alertou para a dificuldade em tatear o jornal que, na época, utilizava a encadernação em brochura.

— Ele também disse que não conseguia ler as matérias no ônibus porque o jornal não dobrava. São observações que a gente, que não possui deficiência visual, não imagina. Ele nos alertou e, na edição seguinte, adotamos a encadernação em espiral, sugerida por ele — afirmou o diretor-adjunto.

A localização e o formato da impressão em braile na capa, com informações sobre a edição, também mudaram. Antes horizontal e na parte inferior, passaram a ser vertical e à esquerda, o que facilita a sua localização pelos leitores cegos que procuram pela publicação nas estantes da biblioteca.

A redução dos textos também foi uma sugestão recebida e colocada em prática. Uma reportagem do Jornal do Senado, se publicada na íntegra, pode ocupar de cinco a seis páginas impressas em braile. Decidiu-se, então,  acrescentar um número maior de notícias mais curtas em vez de textos longos.

— Para este ano, nós estudamos dar mais espaço para determinadas informações, visto que a leitura estava muito resumida e houve reclamações sobre a ausência de detalhes. O desafio é chegar a um formato em que a reportagem  não seja muito longa, mas, ao mesmo tempo, tenha informações suficientes para a plena compreensão da notícia — disse Flávio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)