Lasier Martins pede medidas para combater o desperdício de alimentos

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/03/2016, 16h31

O senador Lasier Martins (PDT-RS) registrou nesta quinta-feira (10), em Plenário, a realização, hoje, de uma audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) que discutiu o desperdício de alimentos. Ele destacou a importância do assunto e pediu que o governo tome iniciativas para evitar o problema.

— O desperdício de alimentos é um problema mundial e o Brasil não pode negligenciar esse tema, adotando com urgência uma política pública de aproveitamento de alimentos.

Lasier citou que existem três projetos (PLS 672/2015, PLS 675/2015 e PLS 738/2015) que abordam o combate ao desperdício tramitando na Casa. Os projetos são dos senadores Ataídes de Oliveira (PSDB-TO), Jorge Viana (PT-AC) e Maria do Carmo (SE), que está licenciada. As três propostas serão apensadas numa só, que será relatada por ele na CRA.

O senador acrescentou que durante a reunião, falaram representantes do Ministério da Agricultura, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Anvisa, da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos e da FAO, o órgão das Nações Unidas para alimentação e agricultura.

Segundo a FAO, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos foram desperdiçados no planeta em 2013. Em termos econômicos, isso representa hoje US$ 750 bilhões que foram jogados no lixo. No Brasil, por ano, 26 milhões de toneladas de alimentos são jogados fora.

— O tema de combate ao desperdício de alimentos é uma das grandes questões nacionais que não tem recebido o devido tratamento. Desde a colheita, desde o campo, desde as lavouras, passando pelo transporte, pela armazenagem, a pouca infraestrutura, as Ceasas, os restaurantes, as feiras, os supermercados, as mesas residenciais, etc. Por onde quer que passe o alimento, tem havido desperdício — frisou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)