Lasier Martins diz que Lula reconhecerá culpa se aceitar ministério para fugir da Lava-Jato

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/03/2016, 15h13

O senador Lasier Martins (PDT-RS)  disse nesta quarta-feira (9) não acreditar na notícia de que a presidente Dilma Rousseff teria convidado o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva para assumir um ministério só para ele ter foro privilegiado e fugir da Operação Lava-Jato, que investiga a corrupção na Petrobras.

— [Lula] Aceitar seria um indisfarçável reconhecimento de culpa — avaliou o senador, em Plenário.

Lasier Martins também enumerou os empresários que já foram presos e condenados pela Lava-Jato, destacando que são amigos do ex-presidente Lula e foram punidos por envolvimento no escândalo da Petrobras. Para o senador, a relação de Lula com essas pessoas é o fato mais relevante em relação à condução coercitiva que obrigou ex-presidente a depor na sexta-feira passada, em são Paulo.

Segundo o senador, nas 24 fases da Lava-Jato já foram emitidos 117 mandados de condução coercitiva, mas apenas o de Lula gerou reclamações e clamor. Na avaliação de Lasier Martins, isso não se justifica, até porque Lula não está acima da lei e porque existem inúmeras decisões da Justiça que justificam a condução coercitiva.

— Passou da hora da desmistificação: Lula está sob suspeita da Justiça Federal e está sob investigação do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, instituições de Estado e não de governo. Esse o destaque e ênfase que nós no Senado Federal temos obrigação de defender. E esse dever não nos permite abrir exceção a quem quer que seja.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)