Humberto Costa pede que oposição 'deixe o confronto de lado' e não obstrua votações

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/03/2016, 17h12

“Precisamos de saída para essa crise que estamos vivendo e está nos extenuando”, disse nesta terça-feira (9) em Plenário o líder do PT, senador Humberto Costa (CE). Ele pediu à oposição que "deixe o confronto de lado" e aceite sentar-se para negociar, com o governo, saídas para os graves problemas do país.

O senador reclamou que a presidente da República Dilma Rousseff está sendo de "vítima de violência política" por parte dos que não aceitam sua vitória e que essa violência se estende ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, para promover o que ele chamou de “impeachment preventivo”.

Após observar que a crise política não faz bem ao país, Humberto Costa disse que o governo não está interessado no imobilismo e afirmou que a redução do déficit habitacional em mais de 10%, os superávits na balança comercial, o recuo da inflação e a leve recuperação da indústria em janeiro provam que o Executivo está trabalhando para melhorar a situação do país.

— Então, o governo reage, o país reage, os brasileiros reagem à situação. Os políticos precisam fazer a mesma coisa: reagir com trabalho — e não com obstrução — para por fim a essa crise política e destravar o Brasil dessa paralisia em que esse debate estéril de impeachment e cassação despropositada de direitos constitucionais nos enfiou — afirmou.

Naná Vasconcelos

Humberto Costa também lamentou a morte do percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, de 71 anos, ocorrida nesta quarta-feira, em Recife. O músico, considerado por especialistas o melhor percussionista do mundo, foi o único brasileiro a ganhar por oito vezes o Grammy, o maior prêmio da música internacional. Por várias vezes também foi eleito o melhor percussionista do mundo por revistas especializadas norte-americanas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)