Renan Calheiros emite nota sobre momento do país

Da Redação | 04/03/2016, 16h52

O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, emitiu uma nota pública referente aos acontecimentos da manhã desta sexta-feira (4), quando foi iniciada a 24ª etapa da Operação Lava-Jato, em que a Polícia Federal ouviu depoimento do ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

Veja a íntegra da nota:

"A nação passa por um período delicado de sua história. O momento impõe a todos, especialmente aos homens públicos, serenidade, equilíbrio, bom senso, responsabilidade e, sobretudo, respeito à legalidade.

As instituições devem guardar os limites de suas atribuições legais e qualquer politização ou radicalização — independente da origem — será um desserviço ao país.

Valores absolutos do Estado democrático de direito, independência dos poderes, liberdade e garantias individuais e coletivas, liberdade de expressão e a presunção da inocência, conquistados tão dolorosamente, precisam ser reiterados.

Qualquer investigação, portanto, precisa ser conduzida dentro do respeito à lei e à Constituição federal. O Brasil e sua democracia mais longeva já foram testados anteriormente e, sempre, estarão acima de tudo e de todos.

Senador Renan Calheiros

Presidente do Congresso Nacional"

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)